Torne-se associado - Apoie esta causa nobre
2026-10-27
As reações cutâneas podem surgir como consequência da quimioterapia ou da radioterapia. Um estudo retrospetivo publicado no JAMA Dermatology analisou a utilização de vitamina D oral em dose elevada em pessoas com eritema tóxico da quimioterapia ou dermatite aguda provocada pela radioterapia.
Os resultados mostraram uma associação entre esta intervenção e um alívio rápido dos sintomas, observado em muitos dos participantes nos primeiros 10 dias.
A investigação incluiu 33 pessoas tratadas entre dezembro de 2021 e janeiro de 2024. A idade média era de 60,9 anos e 58% eram mulheres.
Os participantes receberam uma ou duas doses orais de 100 000 unidades internacionais de vitamina D. Em 85% dos casos foi administrada uma segunda dose no prazo de sete dias; nos restantes 15%, foi administrada apenas uma dose porque os sintomas desapareceram antes do sétimo dia.
Entre os 30 participantes avaliáveis, 26 (87%) referiram alívio dos sintomas nos primeiros 10 dias e 23 (77%) apresentaram uma melhoria documentada pelos profissionais de saúde.
O tempo mediano até à melhoria foi de cinco dias no conjunto dos participantes e de três dias entre os que estavam internados.
A quimioterapia ou a radioterapia puderam continuar sem interrupção em 24 dos 33 participantes (73%).
O estudo não identificou acontecimentos adversos relacionados com esta intervenção nem alterações clinicamente significativas dos níveis de cálcio no sangue.
Os autores consideram que a vitamina D em dose elevada merece ser estudada mais aprofundadamente enquanto possível intervenção de suporte para reduzir os efeitos tóxicos cutâneos associados à quimioterapia e à radioterapia.
Apesar dos resultados observados, o próprio estudo apresenta limitações importantes. Tratou-se de uma série de casos retrospetiva, sem placebo ou grupo de comparação.
Os investigadores referem também diferenças no acompanhamento dos participantes, possível viés de seleção, monitorização laboratorial incompleta e a utilização de uma escala de Likert não validada para avaliar o eritema.
Assim, os resultados apresentados correspondem a uma associação observada nesta série de casos e os autores defendem mais investigação para definir o papel da vitamina D em dose elevada neste contexto.
O estudo foi liderado por Mihir K. Patil, da Carle Illinois College of Medicine, University of Illinois Urbana-Champaign, e por Goran Skountzoumpanti, da Tufts University School of Medicine, em Boston, e publicado online a 15 de julho no JAMA Dermatology.
VOLTAR
Pretendo ser informado(a) por e-mail das vossas novidades
Associação Amigas do Peito
Somos uma Instituição de Solidariedade Social, sem fins lucrativos e de acordo com a nossa política de expansão, estamos atualmente disponíveis para receber quaisquer utentes, de quaisquer entidades, que necessitem do nosso apoio.
A nossa sede situa-se no recinto (Campus) do Hospital de Santa Maria, em frente da torre esquerda da fachada principal, junto à prumada de Neurologia.
Notícias